Inaladores na Asma e na DPOC - dos dispositivos até ás moléculas

Data e Hora

30 de Março, 2022
18:00
19:30
S. Pedro III - Hotel Melia Ria

Descrição

A via inalatória é a forma preferencial para o tratamento da asma e da DPOC. A maioria dos doentes usa seus inaladores incorretamente e tem baixa adesão terapêutica o que contribui para doenças mal controladas e redução da qualidade de vida. Isto coloca em discussão a importância e o dever que os médicos têm no ensino do uso dos dispositivos. Paralelamente, há evidência que os médicos também apresentam desconhecimento sobre o correto uso dos inaladores.

O médico a par da prescrição da substância ativa tem de decidir sobre qual o inalador mais adequado para cada utente. Ao mesmo tempo são vários os problemas que comprometem o sucesso da terapêutica inalatória e os médicos têm de estar a par dos mesmos e serem capaz de fornecer as soluções.

Objetivos

No final da oficina os formandos deverão ter:

  • Capacidade para utilização prática e pragmática dos inaladores nas doenças respiratórias mais comuns: asma e DPOC.
  • Conhecimento sobre os diferentes dispositivos, a sua técnica de utilização e a sua adequação aos diferentes grupos de doentes,
  • Aptidão para identificar os problemas mais frequentes decorrentes da utilização de inaladores e saber fornecer a informação necessária à resolução dos mesmos.

Metodologia

Pretende-se que os participantes sejam agentes ativos da aprendizagem. A oficina terá uma parte inicial expositiva seguida de uma apresentação dinâmica de casos clínicos com colocação de questões para orientação diagnóstica e terapêutica nas diferentes patologias (asma e DPOC) e diferentes situações clínicas: inicio de tratamento, vigilância clinica, intercorrência aguda. Durante o workshop os formandos irão treinar e demonstrar o manuseamento e técnica inalatória com diferentes inaladores. Serão visionados vídeos para identificação de erros de inalação. Serão distribuídos materiais de apoio à consulta disponibilizados pelo GRESP/APMGF.

Temas a abordar

  • Conceitos gerais sobre a via inalatória e as suas vantagens
  • Princípios de Inaloterapia
  • Diferentes tipos de inaladores e câmaras expansoras
  • Critérios na escolha do inalador mais adequado
  • Adesão à terapêutica inalatória