Saúde Digital: as ferramentas ao dispor do Médico de Família

Data e Hora

30 de Março, 2022
16:00
17:30
S. Pedro III - Hotel Melia Ria

Descrição

Nos últimos anos assistimos à massificação da digitalização em saúde, com uma crescente utilização da tecnologia no dia-a-dia das populações.

A maioria dos profissionais não teve formação ou mesmo espaço para discussão sobre a forma de utilização das ferramentas digitais ao seu dispor, não apenas para o diagnóstico, mas também para o seguimento e comunicação com os seus doentes.

Existem numerosas soluções digitais, como aplicações de apoio à decisão clínica, registos de saúde eletrónicos, plataformas de teleconsulta, entre muitos outros; mas poucas orientações de como utilizá-las, como interagir com os doentes através das mesmas. Será que a estrutura e a dinâmica dos cuidados de saúde presenciais se pode transpor diretamente, e sem adaptações para o formato digital?

Objetivos

Este workshop tem por objetivo apresentar o Grupo de Estudos, discutir quais as ferramentas digitais ao dispor dos Médicos de Família, as principais dificuldades sentidas na sua utilização e eventuais soluções.

Metodologia

O workshop iniciará com uma atividade de grupo tipo “icebreaker”.

Serão apresentadas ferramentas e plataformas ao dispor dos Médicos de Família, com alguns testemunhos na primeira pessoa.

Os participantes serão divididos em pequenos grupos, onde serão discutidas as ferramentas disponíveis, quando e como utilizá-las, e quais os desafios e particularidades da sua utilização.

Em vários momentos os participantes terão a oportunidade de partilhar com o grupo as conclusões das diversas discussões nos pequenos grupos.

Conclusões

No final deste workshop pretendemos que os participantes sejam capazes de conhecer quais as ferramentas ao seu dispor e quando e como utilizá-las.