Obesidade - Avaliação Clínica e Terapêutica Médica

Data e Hora

30 de Março, 2022
16:00
17:30
Pequeno Auditório

Descrição

A Obesidade é uma doença crónica, sendo inclusive considerada pela OMS uma das pandemias do Século XXI. Constitui a segunda causa de morte evitável no Mundo, tendo uma etiologia multifatorial. Em Portugal, cerca de 22,3% da população adulta é obesa, com maior prevalência da população idosa (39.2%).

A avaliação do doente deve ser global, incluindo a avaliação dos parâmetros antropométricos e traduz uma oportunidade única para a sustentabilidade de medidas preventivas relativas à Obesidade. A avaliação do peso com consequente cálculo do índice de massa corporal e a medição do perímetro abdominal permite que o médico de família possa abordar o tema de excesso de peso/obesidade integrado na consulta. Essa janela de oportunidade permite que, mesmo durante a consulta, se consiga avaliar a motivação do doente para a perda de peso. Um dos fatores essenciais no sucesso terapêutico é a determinação dos ganhos em saúde caso o doente perca peso e os riscos inerentes à manutenção da Obesidade.

A abordagem ao doente com Obesidade deve basear-se na capacitação do doente e no reforço da literacia em saúde no contexto alimentar e de atividade física. Caso não seja suficiente, o Médico de Família deve utilizar outras armas terapêuticas disponíveis. Cada doente tem as suas características pelo que a estratégia e o tratamento deve ser escolhido consoante as necessidades e preferências do doente, de modo a permitir uma melhor adesão. Tal permite que o doente tenha uma participação ativa no seu tratamento e seja corresponsável pelo sucesso da perda de peso.

Assim, o tratamento da Obesidade é um desafio em todos os níveis de atuação, devendo ser abordado no contexto da Medicina Geral e Familiar.

Objetivos

  • Sensibilizar os participantes para o facto da Obesidade constituir uma Doença Crónica que importa abordar na atividade diária de um Médico de Família;
  • Desenvolver nos participantes competências para um adequado seguimento de pessoas com Obesidade, capacitando-as não só para uma correta avaliação clínica, mas também para a sua terapêutica.

Metodologias

  • Método Expositivo
  • Dinâmica de Pequenos Grupos