Doenças de Movimento no Idoso

Data e Hora

30 de Março, 2022
14:00
15:30
Pequeno Auditório

Descrição

As doenças de Movimento são comuns no idoso, estando associadas a diversas etiologias e apresentações clínicas, muitas vezes com importante impacto na autonomia e funcionalidade do doente.

O tremor destaca-se como uma das manifestações mais frequentes das doenças do Movimento, estando presente em múltiplas entidades clínicas, como o Tremor Essencial e a doença de Parkinson. Adicionalmente, parte significativa das doenças do Movimento induz alterações da marcha, cujo reconhecimento do padrão tem importantes implicações diagnósticas e terapêuticas. A identificação atempada do tipo de tremor e de alteração da marcha é assim determinante para o correto diagnóstico das doenças, para a instituição de terapêutica adequada e para a qualidade de vida futura do doente.

 

Objetivos

Abordagem de sinais e sintomas sugestivos de doenças do Movimento com destaque para a avaliação e classificação do tremor e de alterações da marcha em doenças do Movimento.

Abordagem diagnóstica e tratamento de doenças com tremor.

Alterações da marcha: padrões clínico se diagnósticos associados.

 

Metodologia

Sessões expositivas - Tremor, diagnóstico diferencial de doenças associadas e respetiva terapêutica; Alterações da marcha- padrões e diagnóstico diferencial

Aplicação de conteúdo - Casos Clínicos Interativos entre as sessões expositivas

 

Discussão

O Grupo de Estudos da Saúde do Idoso(GESI) pretende com este workshop sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce do tremor e alterações da marcha, de forma a ser possível uma orientação atempada do doente com suspeita de doença do movimento.

Pretende-se capacitar o Médico de Família no diagnóstico diferencial do tremor e das alterações da marcha.

É ainda intenção deste Workshop discutir e alertar para a importância das medidas não farmacológicas na gestão do doente.