Cuidar em fim de vida – a família e o cuidador

Data e Hora

30 de Março, 2022
14:00
15:30
S. Pedro I e II - Hotel Melia Ria

Descrição

Experienciar uma doença ameaçadora de vida é um processo extramente complexo e de difícil aceitação, tanto para o doente como para a sua família.
A família e a equipa de saúde são muitas vezes confrontadas com dilemas como prolongar a vida do familiar, mesmo que isso esteja associado a sofrimento, ou proporcionar melhor qualidade de vida nos seus últimos dias.
Para muitas famílias, o médico de família, pela relação de proximidade e confiança, tem uma posição privilegiada na abordagem e gestão das necessidades em saúde do doente e sua família, em fase de cuidados paliativos. Sendo o cuidador o elo principal do sistema familiar, no apoio à pessoa dependente, trata-se também de um elemento vulnerável e sujeito a mais problemas físicos, psíquicos, sociais e/ou espirituais.
Torna-se fundamental que o Médico de Família esteja capacitado para integrar os cuidadores no plano de acompanhamento à situação de doença ameaçadora de vida, saber prevenir o desgaste do cuidador, demonstrar capacidade de comunicar de forma efetiva com o doente e cuidadores sobre a doença, tratamento, complicações e prognóstico e identificar adequadamente os principais fatores de risco para o luto patológico/prolongado.

Objetivos
Compreender e contextualizar a abordagem multidisciplinar das necessidades do cuidador da pessoa em fim de vida;  salientar o papel do cuidador informal, capacitar o cuidador para a prestação dos cuidados do dia-a-dia e gestão da terapêutica prescrita (como exemplo o alivio da dor ou outras causas de sofrimento); prevenir ou gerir a claudicação/sobrecarga do cuidador e promover o conhecimento, acesso de apoios ao cuidador informal e integrar aspetos psicológicos como afirmar a vida e encarar a morte como um processo natural.

Metodologia
O workshop terá uma abordagem teórico-prática, com recurso a vídeos e discussão de caso(s) clínico(s), apresentados em formato de roleplaying.
Será fornecido material didático elaborado pelo GEsPal, bem como suporte bibliográfico.