Comunicações Livres e E-Posters

Apresentação de Comunicações Livres

Regulamento

Serão admitidos trabalhos originais inéditos comprometendo-se os autores em como não foram apresentados previamente.  Os resumos das comunicações livres devem ser submetidos usando a plataforma disponível no site www.apmgf.pt. Para cada resumo deverá ser registado obrigatoriamente o nome do primeiro autor para correspondência, telefone e correio eletrónico de contacto. Serão excluídos resumos enviados por outro meio.

Os autores deverão cumprir os critérios internacionais de autoria (http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html), limitando-se ao máximo de cinco, sendo possível admitir até oito autores nas áreas temáticas de Investigação, Melhoria Contínua da Qualidade e Protocolos. Não existe limite de autoria, nestas áreas, para estudos multicêntricos (3 ou mais unidades) sempre que justificável.

De modo a garantir uma revisão cega, o corpo do resumo não pode conter a identificação dos autores e unidade de saúde onde foi realizado, sob pena de exclusão do mesmo. A identificação deve ser feita apenas no espaço indicado para o efeito. O resumo não deve exceder os 150 caracteres no título do trabalho e os 2500 caracteres no corpo do resumo. Será valorizado o cumprimento dos princípios éticos de acordo com a tipologia de trabalho, bem como quando aplicável, ter parecer favorável de uma Comissão de Ética e/ou Comissão Nacional de Proteção de Dados.

O prazo limite de envio de resumos são as 23h59m de dia 4 de janeiro de 2022.

Apresentação

Deverá ser especificada a modalidade de apresentação pretendida:
  • Comunicação Oral – o tempo máximo de exposição é de 10 minutos. O preletor poderá fazer uso de projetor de computador.
  • Comunicação em ePoster – o eposter deve ser organizado verticalmente. O nome do(s) autor(es) e da instituição deve estar abaixo do título. Os autores devem enviar o seu eposter antecipadamente e segundo instruções que serão enviadas, em data a indicar aquando da confirmação da aceitação do seu trabalho.
Os resumos deverão ser estruturados de acordo com a área temática, com os seguintes tópicos:

Investigação – Justificação, objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

Revisão de Tema – Justificação, objetivo(s), Metodologia, Resultados/Revisão, Discussão, Conclusão.

Relato de Caso - Enquadramento, Descrição de Caso, Discussão e Conclusão.

Relato de Prática - relatos de experiências da prática médica diária, não exclusiva nem obrigatoriamente relacionados com questões clínicas e/ou técnico-científicas, por exemplo relatos de boas práticas, atividades na comunidade, atividades e relações interpares e interprofissionais, relatos de intercâmbios ou estágios com particularidades que mereçam ser divulgadas. A estrutura de apresentação deverá ser: Introdução, Objetivo(s), Pertinência, Descrição, Discussão e Conclusão.

Melhoria Contínua da Qualidade - Justificação, Objetivo(s), Métodos, Resultados (de pelo menos duas avaliações), Discussão e Conclusão.

Protocolos – Apresentação e discussão de protocolos de investigação ou melhoria contínua da qualidade, em fase de Projeto ou ainda não concluídos. A estrutura de apresentação deverá ser: Introdução, Objetivo(s), Métodos, Discussão e Conclusão.

O primeiro autor será o apresentador e só poderá fazer uma apresentação por cada área temática.
Submissão de Resumo
Faltam
00
dias

Condições

Comunicações Livres e E-Posters

A inscrição no Encontro é condição necessária para a apresentação de comunicação livre.

Os resumos das comunicações livres aceites serão publicados no Livro de Resumos do Encontro.

Prémios e Júri

É constituído um júri de seleção de resumos e de apreciação das apresentações. A composição do júri de seleção e apreciação é da responsabilidade da Comissão Científica do Encontro.

O júri recusará qualquer resumo que não se enquadre na respetiva área temática a que se propõe ou não tenha pertinência e qualidade para o Encontro. No caso de existirem duas ou mais comunicações com o mesmo tema será aceite a melhor classificada. É instituído um prémio destinado à melhor Comunicação Oral nas áreas temáticas de Investigação, Revisão de tema, Relato de Caso, Relato de Prática, Melhoria Continua da Qualidade e um prémio à melhor Comunicação em Poster em cada uma das áreas temáticas.

De entre as Comunicações Orais a apresentar, o júri selecionará até 12 de cada uma das áreas temáticas, que serão sujeitas a apreciação para atribuição do prémio. Na atribuição de prémios às comunicações orais, o resumo é um elemento diferenciador que permite selecionar os melhores trabalhos. Assim, o júri de cada área temática apenas irá avaliar presencialmente os trabalhos previamente selecionados pelo resumo.
O júri selecionará os melhores posters que serão objeto de discussão nas salas anunciadas no programa. Os posters selecionados serão anunciados durante o evento. Os posters premiados serão selecionados de entre os escolhidos para discussão em cada área temática.
Os trabalhos de autoria de membros da Direção da APMGF submetidos para apresentação, desde que selecionados não serão objeto de apreciação pelo júri para atribuição de prémio.
Os prémios e respetivos certificados serão entregues aos autores na cerimónia de encerramento.
O júri poderá não atribuir prémio se julgar e justificar não haver motivo para premiar qualquer comunicação. O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.