Sessões

WS 15 - Formação Integrada de Negociação

30 Março
18:00
 - 
19:30
Pequeno Auditório

Sobre a sessão

A negociação não só se encontra presente no quotidiano no médico de família, como é parte essencial para a performance profissional de excelência. A negociação está presente no consultório com os utentes, nas equipas multiprofissionais, entre equipas e também com as direções. O que sabemos sobre o nosso perfil de negociador? Quais são as técnicas que podemos e devemos adotar? O que conhecemos sobre os outros stakeholders da negociação?

Objetivos

Conhecer o enquadramento da negociação

Identificar os princípios essenciais da negociação

Explorar os conhecimentos, atitudes e comportamentos aplicáveis ao perfil do profissional dos envolvidos na negociação

Atividades

Painel de discussão  

Desenvolvimento de exercícios práticos.

Métodos/Técnicas

Será proposta a realização de um exercício prático, que envolve negociação entre duas partes com o mesmo objetivo final: potenciar o resultado individual. A resolução adequada da negociação carece de cedências mútuas sustentadas no equilíbrio de Nash (teoria de jogos). Ao longo do exercício, parte das decisões terão apenas por base os movimentos do outro negociador sem hipótese de diálogo, no entanto, existirão dois momentos em que os participantes deverão interagir frente-a-frente, antes de efetuarem a decisão seguinte. Com a realização deste exercício prático pretende-se: 1) permitir aos participantes, de forma objetiva/quantitativa aferirem as consequências da forma como interagiram com a contraparte; 2) evidenciar que, os melhores resultados são conseguidos quando potenciamos o retorno de todos os intervenientes; 3) tornar claro a necessidade de evoluirmos as nossas capacidades negociais.

Após a conclusão do exercício será realizada uma breve exposição de alguns dos conceitos mais importantes da negociação e disponibilizadas referências bibliográficas para os participantes que pretendem aprofundar o tema.

No items found.