Sessões

MGF pelo Mundo

31 Março
14:00
 - 
15:00
Grande Auditório

Sobre a sessão

A Medicina Geral e Familiar é talvez a especialidade que mais diferenças tem na sua organização nas diferentes partes do mundo.

Apesar de uma definição e objetivos comuns, as particularidades de cada país, a forma como os cuidados de saúde se organizam, os recursos existentes e a morbimortalidade local, contextualizam diferenças importantes que importa conhecer, discutir e aproveitar.

É neste contexto que teremos em debate a vivência dos Médicos de Família em 3  países distintos.

Questões, como a carteira básica de serviços, o horário de trabalho, o número de utentes, a organização do sistema de saúde e das equipas de CSP e a sua articulação com as restantes linhas de cuidado estarão em debate.

Haverá também oportunidade de abordar sistemas informáticos em uso, gestão de burocracias ou a organização do internato de MGF/formação.

De forma a facilitar a comparação entre os diferentes sistemas, escolhemos como palestrantes colegas com experiência como Médicos de Família e que neste momento trabalham no estrangeiro. O conhecimento destas realidades trará como benefício facilitar a análise de distintos sistemas destacando os pontos positivos e negativos passíveis de evolução futura.

Todos os países vivenciam uma evolução das necessidades da sua população e tentam evoluir no sentido de dar resposta a essas necessidades. Uma partilha de experiências entre os diferentes sistemas poderá identificar oportunidades de melhoria em que todos terão a ganhar.

No items found.