Artigos

Novas dependências exigem novas respostas

Publicado a
6/4/22

No dia 1 de abril (sexta-feira), entre as 15h30 e as 16h30, o 39º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF) integrará uma sessão dedicada às «Novas Dependências», organizada pelo Grupo de Estudos de Comportamentos Aditivos da APMGF.

 

As «Novas Dependências» são um tema para o qual os médicos de Medicina Geral e Familiar têm manifestado bastante interesse, tendo sido um dos temas mais votados por parte dos sócios da APMGF para fazer parte das mesas do 39ºENMGF, a realizar em Aveiro entre 30 de março e 2 de abril. Esta mesa irá abordar vários comportamentos aditivos sem substância, tal como o uso de tecnologias/uso problemático da Internet (UPI); Internet game disorder (gaming),jogo patológico (gambling), entre outros.

 

Terá como objetivo traçar a intervenção a ser realizada pelos médicos de família, desde a abordagem inicial, instrumentos de rastreio, intervenção breve e rede de referenciação/articulação. Abordará também algumas das estratégias para evitar estes comportamentos, a promoção de fatores de proteção, assim como a diminuição dos fatores de risco associados. Serão apresentados casos clínicos, no sentido de estimular a atenção da audiência e permitindo a cada orador explorar estes casos ao longo da sua apresentação, de forma a manter uma linha condutora ao longo de toda a sessão, sem perder a sua componente prática e respondendo, assim, às questões essenciais no contexto da MGF. A mesa contará com a participação de preletores da área da Saúde Mental e Comportamentos Aditivos, assim como dos Cuidados de Saúde Primários, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de abordagens de qualidade e inovadoras, relacionadas com os comportamentos aditivos sem substância.

Ficheiros

Descarregue os documentos
Button TextButton Text

Heading

Publicado a
This is some text inside of a div block.

Ficheiros

Descarregue os documentos
Button TextButton Text